Preferido por boa parte dos motoristas, os veículos pretos são considerados alguns dos modelos mais fáceis de revender, e também levam a fama de reter muito calor em razão da cor escura. No entanto, há outra peculiaridade relacionada a esse modelo de automóvel que pouca gente sabe: ele é mais suscetível a acidentes de trânsito.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Monash, na Austrália, os modelos de automóveis pretos não são notados tão facilmente nas ruas e estradas, o que acabaria sendo a causa de muitos acidentes. Pelas estatísticas levantadas no estudo, os veículos negros têm até 47% mais chances de estarem envolvidos em acidentes, assim como os automóveis de tons cinza e azul escuro.

Carro preto x acidentes

Com base em dados das polícias de dois estados australianos, a equipe da Universidade de Monash avaliou mais de 850 mil acidentes e cerca de 17 cores diferentes para obter informações sobre os carros mais seguros, os mais perigosos, horários de maior incidência de acidentes, entre outros fatores.

Os resultados também apontaram que, durante as horas do dia, os carros pretos têm, em média, 12% mais de chances de colisões se comparados aos automóveis de cor branca.

Medidas mais seguras no trânsito

Embora os dados da pesquisa relacionem o número de acidentes à cor do carro, é importante lembrar que os principais fatores de risco não estão na simples escolha da cor do seu automóvel. Adotar medidas mais seguras no trânsito ainda é a melhor forma de evitar acidentes, inclusive buscando o seguro auto que ofereça a cobertura ideal para as suas necessidades.

Premier Security - Corretora de Seguros

Envie seu comentário