emissão do documento veicular digital

Com pandemia, aumenta a procura pela emissão do documento veicular digital

A necessidade de distanciamento social na pandemia fez com que as unidades do Detran passassem a atender apenas por meio online. Por isso, muitos motoristas estão fazendo a emissão do documento veicular digital. 

O CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), que foi implantado eletronicamente em janeiro de 2021 no Detran.SP,  reúne dados do veículo em um único documento.

Assim, houve mais de 518,7 mil emissões de documentos veiculares no Estado de São Paulo de modo digital. 

Emissão de documento veicular digital oferece praticidade

Mesmo na pandemia, a emissão do documento veicular digital por conta das transferências de veículos foi 3% maior perante o mesmo período de 2020. Em 2020, as transferências e primeiros registros de veículos totalizaram 504.882 emissões em documentos impressos. 

Com a implantação do CRLV-e em janeiro deste ano, o condutor tem a possibilidade de uso do documento veicular digital ou impresso em papel A4 comum. 

Logo, isso permite aos proprietários de carros ou motoristas terem mais comodidade, praticidade e segurança  ao não precisar comparecer a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo. 

Como fazer a emissão do  CRLV-e

A emissão do CRLV-e pode ser feita somente se o veículo estiver com todos os débitos quitados. No Estado de São Paulo, o documento é oferecido ao motorista para impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). 

Para fazer o download do documento digital, o condutor deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal, disponível nas plataformas Android e IOS.

Demais serviços digitais 

Em 2020, o Detran.SP bateu recorde em atendimentos digitais, foram mais de 125 milhões de interações pela internet, pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Para se ter uma ideia, em 2019, foram 47 milhões.

Por meio dos serviços digitais no aplicativo do Detran, os motoristas podem verificar informações, resolver pendências com multas e sanar outros problemas como renovação de CNH e segunda via da carteira de habilitação.  

Gostou da dica da Premier Security Corretora de Seguro Auto? Para saber mais dicas e informações sobre veículos, seguro automático e tudo relacionado à proteção do seu carro, acesse nosso blog e nossas redes sociais!

Renata Branco

Envie seu comentário