seguro auto com assistência

Manutenção e troca de pneus garantem mais segurança na direção

Realizar a manutenção dos pneus seguindo algumas boas práticas, ou, a troca de pneus quando necessário, são medidas que certamente trarão mais segurança na direção.

A boa notícia é que, existem algumas opções de seguro auto com assistência que podem te auxiliar com essa responsabilidade.

Entenda mais nesse artigo que preparamos para você!

Por que é tão importante realizar a manutenção e a troca de pneus?

Por trás do funcionamento de um carro, existe um conjunto de mecanismos que deve operar em perfeita harmonia.

Quando algum desses elementos mecânicos encontra-se em descompasso, é bem provável que os demais possam ser prejudicados em menor ou maior grau.

No caso dos pneus, essa lógica não poderia ser diferente. Já que, suas condições influenciam diretamente na performance de outras peças essenciais, por exemplo, no sistema de suspensão.

Em alguns casos, os motoristas acabam adiando a troca dos pneus além do recomendado. Essa atitude não só impacta o desempenho do veículo, como torna a direção perigosa.

Por esses e outros motivos, além da manutenção geral do veículo, a condição dos pneus sempre deve ser verificada. Garantindo maior responsabilidade e segurança no trânsito. 

Como prolongar a vida útil dos pneus?

Quando falamos em vida útil dos pneus, devemos considerar algumas práticas para assegurar uma boa aderência, maior durabilidade e segurança dos acessórios.

Com isso em mente, listamos abaixo algumas orientações com essa finalidade:

  • Realizar a calibragem dos pneus, respeitando à pressão recomendada pelo fabricante; 
  • A cada 5.000 km, ou, por outras razões, realizar o rodízio dos pneus
  • O alinhamento e o balanceamento também devem estar no calendário de manutenção;
  • Quando a troca de pneus for necessária, optar pela troca completa dos 4 eixos. Prevenindo desgastes e outros problemas.

Quando realizar a troca de pneus? Conheça 3 sinais

A necessidade quanto à troca de pneus é bastante relativa. Apesar disso, existem alguns sinais que podem indicar que esse momento chegou. Confira a seguir:

“Pneus carecas”

Como você já deve ter reparado, os pneus contam com “sucos” em sua estrutura. A recomendação é que esses sucos não sejam menores que 1,6 mm. 

Caso contrário, tal condição pode oferecer riscos, como instabilidade e outros problemas em situações de vias irregulares ou molhadas. 

Alterações na superfície

Ao observar a presença de rasgos, bolhas ou outras anomalias na superfície dos pneus, o motorista deve considerar trocá-los o quanto antes.

Quilometragem e data de validade

Informações como data de fabricação, data de validade e estimativa de quilometragem limite, são dados fornecidos pelo fabricante dos pneus.

Apesar disso, esses dados fornecem apenas previsões. A forma como o veículo é utilizado e a manutenção correta dos pneus, são fatores que influenciam com mais relevância.

Como vimos nesse artigo, realizar a manutenção adequada ou a troca de pneus são tarefas que não podem ser ignoradas. 

Para isso, contratar um seguro auto com assistência mecânica que abranja a troca de pneus, pode ser uma solução eficiente! Uma vez que, essa modalidade ajuda os motoristas a terem menos despesas e mais tranquilidade.

Continue acompanhando outras novidades no blog e nas redes sociais da Premier Security!

Renata Branco

Envie seu comentário