Em qualquer horário do dia, todo cuidado é pouco quando usamos o celular pelas ruas, especialmente em grandes cidades. Pois é fato que o número de roubos de celulares aumenta a cada dia. As estatísticas mostram que São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de bloqueios por roubos.

Portanto, não há como se descuidar dos smartphones e iPhones, já que ladrões estão por toda a parte em busca de aparelhos valiosos.

Para reduzir as chances de você ter seu celular roubado, compilamos algumas dicas úteis de prevenção ao roubo de aparelhos. Muitas dessas dicas são simples, mas podem evitar dores de cabeça e perda de dinheiro. Saiba mais!

Como estão os índices de roubos de celulares no Brasil?

De acordo com dados levantados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram mais de 45 mil solicitações de bloqueio de acesso a aparelhos registrados no estado de São Paulo, somente em fevereiro de 2018.

O estado com o segundo maior número de bloqueios foi o Rio de Janeiro, com 18,8 mil aparelhos bloqueados. Minas Gerais também apareceu no ranking de roubos de celulares da Anatel. O estado mineiro teve mais de 7 mil solicitações de bloqueio de smartphones.

No total, já são cerca de 9,5 milhões de IMEIs registrados no Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), levando em conta aparelhos de todo o país. Isso mostra que o bloqueio do smartphone é uma das formas mais eficazes de proteger seu celular, mas não é a única.

Veja mais algumas dicas:

Não utilize o aparelho em público

Evite fazer ligações ou receber chamadas em locais com grande aglomeração de pessoas. Isso vale especialmente para locais abertos, onde a ação dos ladrões é mais intensa. Caso precise usar o aparelho, vá até um local seguro. De preferência em lojas, restaurantes e shoppings, onde existem câmeras de segurança.

Não fale ao celular ou acesse apps em locais como praças, viadutos, locais pouco iluminados ou ermos. De acordo com a Polícia Militar, essas são as regiões preferidas dos assaltantes de celulares para praticar o roubo.

Faça backup de suas fotos e vídeos

Os sistemas operacionais de celulares normalmente oferecem backup gratuito para conteúdos como fotos e vídeos. Essas opções geralmente aparecem quando você configura o telefone pela primeira vez, embora seja possível ativá-lo mais tarde.

A seleção de uma fonte neutra de backup, como o iCloud da Apple, o Google + do Android ou o OneDrive, da Microsoft, facilitará a recuperação de seus arquivos caso seu celular seja roubado.

Cuidado com o celular no bolso!

Essa dica vai especialmente para adolescentes e homens, que normalmente deixam o celular no bolso (bem aparente). O celular no bolso é um enorme chamariz para os ladrões, que se aproveitam de um momento de distração do alvo para roubar.

E nem é preciso dizer que deve-se sempre evitar de colocar o celular no bolso se você pretende passear na praia ou em locais movimentados.

Use um aplicativo “encontre meu celular”

O mesmo GPS e as conexões de rede que ajudam seu smartphone a encontrar os melhores restaurantes próximos podem ajudá-lo a proteger seu celular. Para aproveitar isso, você precisa instalar aplicativos gratuitos como o Find My Phone. Ele funciona em conjunto com um serviço gratuito que você pode usar para localizar o telefone em qualquer área.

Seguro para celular

Essas dicas são essenciais para proteger seu celular e evitar roubos. E, além delas, vale também investir em um seguro para proteção de celular. O seguro para celular garante cobertura em caso de acidentes, incêndios, roubos e danos da tentativa de roubo.

Quer saber mais sobre seguro para celular? Continue acompanhando o blog da Premier Security, com dicas e novidades sobre o setor de Seguros!

FAÇA O SEGURO PARA SEU APARELHO – SIMULE GRÁTIS

Premier Security - Corretora de Seguros

Envie seu comentário