CCJ aprova projeto que libera escolha de oficina por clientes de seguradoras de carros

CCJ aprova projeto que libera escolha de oficina por clientes de seguradoras de carros

Pelo projeto de lei, o segurado poderá selecionar a oficina que lhe for mais confiável, sem que haja restrição à lista de oficinas e profissionais credenciados pelas seguradoras de carros.

No último dia 11 de setembro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 179/201, assegurando o direito de livre escolha da oficina para reparos no automóvel em caso de sinistros aos clientes de seguradoras de carros.

Depois da aprovação pela Comissão, agora a proposta seguirá para a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC). Saiba mais sobre esse assunto neste post da Premier Security, corretora de seguros em SP!

Escolha de oficina para reparo de veículos

No projeto de lei, a seleção de uma oficina para reparos aos danos ocorridos ao veículo terá alguns critérios. De fato, o segurado poderá definir a oficina que que lhe for mais conveniente, sem limitação com relação à lista de oficinas e profissionais credenciados pelas seguradoras de carros.

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) fez uma emenda ao projeto criado pelo ex-deputado Cabo Sabino, estendendo o direito ao terceiro envolvido no acidente. Embora o texto em análise na CCJ já previsse esse tipo de cobertura, havia a exigência de que o automóvel estivesse na garantia de fábrica. 

Contudo, o senador Martins eliminou tal imposição, o que impede que o cliente tenha que pagar custos extras – ao acionar o seguro – no caso de o veículo do terceiro não ter garantia vigente.

Segurado deverá apresentar orçamento das oficinas para as seguradoras de carros

Ainda de acordo com o projeto, o cliente poderá escolher qualquer tipo de oficina — mecânica, lanternagem, pintura, recuperação, limpeza de interior ou outras similares. 

No entanto, o estabelecimento deverá estar legalmente constituído para executar tais atividades. Além disso, o segurado precisará apresentar orçamento compatível com os valores médios de reparo praticados no mercado.

Para fazer sua cotação de Seguro Roubo e Furto, clique aqui!

Renata Branco

Envie seu comentário