seguro auto

Dicas de gerenciamento de combustível para seu carro

Aqui no blog da Premier Security sempre damos ótimas dicas para quem pretende contratar o seguro auto para o veículo. Mas assim como é importante proteger seu patrimônio contra acidentes, roubos e outros sinistros, vale também ter atenção quanto à manutenção do carro.

Assim, na manutenção do veículo, entram, inclusive, cuidados com o gerenciamento do combustível. Isso porque, além de garantir a eficiência do motor, a boa gestão do combustível permite que você economize dinheiro e faz com que seu veículo percorra mais distância para cada litro de combustível.

De fato, com algumas mudanças de hábitos simples e medidas de direção eficientes, você pode gerenciar o uso de combustível de uma maneira muito melhor. Aqui estão algumas dicas para você começar.

Garanta o seguro auto do seu carro

Isso pode parecer fora do contexto, mas não é. Um aspecto muito importante para uma melhor gestão de combustível é ter um veículo e motor “saudáveis”. Para garantir isso, é fundamental a manutenção regular dos veículos em boas oficinas.

Muitas seguradoras possuem centros automotivos que oferecem vários serviços para manutenção preventiva e reparos de carros como:

  • Diagnósticos;
  • Revisão;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Troca de óleo;
  • Limpeza de ar-condicionado.

Além de outros serviços que podem ser utilizados até mesmo por não segurados. Portanto, tenha um cronograma fixo para manutenção do carro para garantir que ele funcione perfeitamente e ofereça boa eficiência de combustível.

>>>Faça a cotação online do seu seguro auto

Acelerar gradualmente

Um veículo usa a maior quantidade de combustível enquanto ganha velocidade a partir de uma posição estacionária. Portanto, para reduzir o consumo de combustível do seu veículo, use o mínimo de aceleração possível. Em vez de acelerar de zero a 100 de uma vez, aumente a velocidade de maneira gradual e constante.

Planejar com antecedência

Dirigir no trânsito não é favorável à quilometragem porque é preciso frear e acelerar o veículo várias vezes. Embora não haja muito a fazer quanto a isso, você pode observar o fluxo do tráfego e planejar com antecedência para evitar frenagens ou acelerações desnecessárias. 

Por exemplo, se houver semáforo a alguns metros de distância, vá reduzindo a velocidade antes, o que permite ao veículo parar sem o uso abrupto dos freios no último minuto.

Desligue o motor para paradas longas

Ao contrário dos carros antigos, os carros modernos têm motor leve e não consomem muito combustível se você ligá-los com frequência. Portanto, se você estiver preso no trânsito ou esperando que o semáforo fique verde, basta desligar o motor. Afinal, a marcha lenta excessiva consome muito mais combustível do motor.

Embora alguns fatores estejam além do seu controle, você pode trabalhar nos pontos mencionados acima para aumentar a eficiência do combustível. Mudar seu estilo de direção, garantir que seus pneus tenham o alinhamento correto e manter seu motor em boas condições não apenas proporcionará uma melhor quilometragem, mas também aprimorará sua experiência geral de direção.
Fica a dica da Premier Security! Faça a cotação do seu seguro auto conosco!

Renata Branco

Envie seu comentário