Para efetuar o cálculo de um valor de seguro, as empresas cruzam uma série de dados para entender o grau de sinistralidade de cada perfil. Entre vários fatores, um se destaca por formar um ciclo: o alto índice de roubo ou furto que cresce ainda mais pela demanda no mercado paralelo por peças compatíveis deste mesmo modelo.

A dica é comprar um veículo compatível com o seu bolso em todos os sentidos. Na hora de adquirir o seu usado, verifique a vida útil das peças e seus valores de reposição, porque além do carro, devemos estar prontos para arcar com todos seus gastos envolvidos, inclusive o seguro.

 

Curiosidade dos SUVs no Brasil – crescimento vendas x crescimento de ocorrências

Você sabia que em 2005 havia apenas 70 mil automóveis do modelo SUV no Brasil? Até 2013 este número cresceu 289% para chegar a, aproximadamente, 275 mil. Já nesta época o mercado de utilitários esportivos representava 7,6% das vendas de carros leves.
Porém, se comparado o primeiro trimestre de 2014 com o de 2015, também cresceu de forma acintosa o número de boletins policiais: 30,4% a mais, 8,6% do total de ocorrências do país. Mais um motivo que impulsiona o valor dos planos de seguro.

Fonte: Fenabrave/Jato Dynamics/Tracker