blindagem de carros

Mitos e verdades sobre blindagem de carros

A blindagem de carros é um meio eficaz de obter mais segurança para os motoristas, reforçando a proteção do veículo todo. Enquanto alguns motoristas optam pela blindagem total, outros realizam a  blindagem apenas em algumas partes como vidros e portas. Contudo, independente da escolha de blindar ou não um carro, existem muitos mitos sobre a blindagem de veículos. 

A Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) faz um alerta sobre a qualidade da blindagem, preço e nível de proteção. Então, no momento de selecionar a empresa de blindagem, vale analisar se a blindagem assegura a proteção ideal. 

Tipos diferentes de blindagem de carros

De fato, cada empresa de blindagem pode trabalhar de formas diferentes em seus projetos de blindagem. Assim, um dos maiores mitos referem-se ao peso da blindagem. Decerto, o peso da blindagem interfere no desempenho do veículo, muitas vezes exigindo mais manutenção. 

Então, para contornar esse problema, há blindadoras que diminuem o peso dos produtos utilizados. Com isso, a eficácia da blindagem é reduzida e o motorista passa a estar mais vulnerável. 

Um exemplo disso é que muitas blindadoras garantem que, com acréscimo de 100 quilos, a cabine de um carro sedan está protegida em caso de disparo de pistolas 9mm ou revólveres Magnum 44. Contudo, só para se ter ideia, os vidros blindados de um Omega pesam 164 quilos (nível III-A), ou seja, um peso muito superior ao da suposta cabine protegida.

Seguro para carro blindado fica mais caro?

Outra dúvida sobre os carros blindados fica por conta do seguro auto. Por consequência da blindagem, o preço do seguro para carro blindado pode sim sair mais caro para os motoristas. Primeiramente, porque o valor do seguro é calculado com base em alguns fatores, dentre eles, o valor do veículo e o valor pago para blindá-lo.

Além disso, não são todas as oficinas que estão aptas a reparar carros blindados. Por isso, muitas vezes o custo do reparo fica mais alto e as seguradoras não arcam com esse custo. 

O Seguro Roubo e Furto é uma opção mais vantajosa para quem deseja proteger o patrimônio pagando menos. Logo, a cobertura garante indenização de até 100% do valor, de acordo com a Tabela FIPE caso o automóvel roubado não seja localizado.

A Premier Security, parceira da Suhai Seguros, oferece o seguro com cobertura para roubo e furto, que abrange muitas vantagens. Além de assistência 24 horas e serviço de guincho, a economia no bolso chega a mais de 50%.

Fale com um dos nossos consultores em seguros e contrate

já o Seguro Roubo e Furto para seu carro blindado!

Além disso, o dono de um carro blindado que desejar proteger seu veículo pode contratar a cobertura adicional “PT Colisão”, que garante indenização integral causada por incêndio, colisões, alagamento/inundação e demais danos de causa externa ao veículo, não cobrindo danos à blindagem. 

Nestes casos, a indenização integral ocorre quando o orçamento de reparos ultrapassar 75% do valor Fipe ou valor determinado (conforme contratado).

Renata Branco

Envie seu comentário