Tipos de seguro auto: conheça os principais

Tipos de seguro auto: conheça os principais

Conheça os principais tipos de seguro auto e veja qual deles se encaixa no que você precisa para manter seu patrimônio veicular mais seguro!

A violência no trânsito e os altos índices de roubo e furto de veículos nas grandes cidades torna praticamente obrigatória a contratação do seguro auto para proteger o patrimônio veicular. 

Decerto, quem planeja comprar um carro ou já tem um veículo e o utiliza com frequência, especialmente para trabalho (caso dos motoristas de aplicativo), não quer ficar desprotegido, Além disso, nenhum dono de automóvel deseja correr riscos no trânsito e ter prejuízos financeiros. 

Pensando nisso, vale destacar a importância da contratação do seguro para carro, que vai garantir tranquilidade, muita economia e suporte nos momentos em que você mais precisar. 

Mas você conhece os principais tipos de seguro auto? Sabe o que eles oferecem para poder escolher o que melhor pode te atender? Se ainda não conhece as vantagens de cada tipo de seguro de automóvel, nós, da Premier Security Corretora de Seguro vamos esclarecer. 

Tipos de seguro auto: seguro compreensivo

O seguro compreensivo também é conhecido como seguro tradicional ou completo. Em suma, por ser mais abrangente e oferecer uma ampla cobertura de sinistros, o seguro compreensivo normalmente é mais caro. 

Afinal, o seguro compreensivo garante indenização em caso de roubo, furto, acidentes, cobre sinistros com terceiros e fornece assistência mecânica, dentre outros serviços, que incluem: 

  • Cobertura para desastres naturais;
  • Cobertura de acessórios;
  • Assistência 24h com guincho;
  • Disponibilidade de carro reserva;
  • Colisão;
  • Incêndio e danos da natureza, como enchentes.

FAÇA SUA SIMULAÇÃO PARA SEGURO COMPLETO

Seguro de terceiros

Nesse tipo de seguro, o objetivo não é cobrir possíveis despesas com o carro do segurado, mas sim, resolver danos materiais, físicos ou morais causados a outras pessoas.

De fato, essa é uma modalidade de seguro mais barata, que pode ser escolhida por pessoas que não conseguem pagar o seguro compreensivo (completo). 

Dessa forma, a cobertura ajuda a quitar prejuízos de terceiros, que recebem indenização em situações como batidas de carro, por exemplo.

Indenização em perda total

A perda total acontece quando o veículo não pode ser recuperado ou quando o valor necessário para sua restauração é superior a 75% do que ele vale. Nesses casos, a seguradora indeniza o proprietário com o valor integral do carro. 

Essa cobertura é muito importante para o dono do veículo, já que impede que ele perca todo o seu patrimônio em uma situação de sinistro ou roubo.

Seguro de acidentes de passageiros

Entre os tipos de seguro de carros, esse é específico para quem trabalha com transporte de pessoas, como taxistas e motoristas de aplicativo. Embora essa modalidade não inclua cobertura aos danos do automóvel, a contratação é obrigatória por parte dos motoristas, de acordo com a legislação de trânsito brasileira.

Seguro para roubo e furto

Esta é uma modalidade mais básica de seguro, mas que é muito procurada por motoristas de aplicativo, taxistas e por donos de carros em geral. Em suma, a cobertura roubo e furto, conforme o nome sugere, cobre prejuízos apenas referentes a sinistros que envolvem roubo e furto. 

Embora seja mais limitada que a cobertura compreensiva, o seguro roubo e furto é atrativo, porque oferece muitos benefícios e seu custo é muito reduzido. Em muitos casos, o motorista pode pagar até 80% menos, se comparar com o seguro completo. 

Além disso, produtos como Ituran com Seguro e o seguro da Suhai são mais fáceis de contratar, porque aceitam carros novos e usados de diversas marcas e modelos. 

Quer fazer sua cotação online para seguro roubo e furto? Clique aqui!

Renata Branco

Envie seu comentário