rastreador de carro

Rastreador de carro, localizador e bloqueador: entenda as diferenças

Saiba como funciona o rastreador de carro e os demais equipamentos e quais oferecem mais benefícios para o seu veículo

O Brasil é um dos países com maior índice de roubos e furtos de carros. Especialmente nas regiões metropolitanas, quem precisa circular com seu automóvel deve ter atenção redobrada e fazer a contratação do seguro auto. Além do seguro, muitos motoristas apelam para a instalação de equipamentos que aumentam a segurança dos veículos, dentre eles o rastreador de carro, o localizador e o bloqueador.

É comum também que, já na contratação do seguro, as próprias corretoras de seguros ou seguradoras indiquem tipos de coberturas que incluam a instalação de aparelhos. Dessa forma, os itens facilitam a localização dos automóveis em casos de roubo e furto.

Rastreador de carro

Os rastreadores de automóveis são equipamentos completos, de alta tecnologia. Então, funcionam com base no sistema de GPS e um modem de celular, que ajudam a transmitir o perímetro no qual o veículo está.

O rastreamento por GPS utiliza uma rede de satélites para determinar a localização de um dispositivo especificamente projetado para essa finalidade. Logo, a diferença entre um rastreador GPS e um sistema de navegação veicular é que o sistema de navegação fornece a localização e as rotas. Por outro lado, o rastreador acompanha o trajeto percorrido pelo carro e transmite sua localização em tempo real.

Bloqueador de automóveis

Comparado com os demais equipamentos, o bloqueador é o mais simples de todos, servindo apenas para travar o veículo. Assim, o equipamento não fornece a localização do veículo. Contudo, impede, com eficácia, o arranque de quem estiver guiando.

Para que o carro seja bloqueado, o dono do veículo roubado deve entrar em contato com a central, que imediatamente emite um comando de bloqueio por radiofrequência. Este comando de bloqueio tem por finalidade cessar o fornecimento de combustível para o carro, que fica travado.

Localizador de veículos

Este equipamento está em um nível intermediário, sendo capaz de bloquear e localizar um veículo roubado ou furtado. O produto é mais avançado que o bloqueador. No entanto, seu sistema de localização não é tão preciso quando o rastreador, que funciona por GPS.

O localizador de veículos utiliza transmissão de radiofrequência, limitado por determinadas áreas de cobertura em algumas regiões e cidades. Por isso, o alcance pode ser restrito e não proporcionar informações mais concretas sobre a localização exata de um veículo.

Renata Branco

Envie seu comentário