Vistoria prévia veicular

Vistoria prévia veicular para contratação de seguro auto

A contratação do seguro auto demanda algumas etapas até a concretização da assinatura da apólice. Além de escolher o tipo de seguro de carro com os melhores benefícios, seu veículo também deve passar pela vistoria prévia veicular.

A vistoria prévia veicular tem papel fundamental no valor final da apólice, bem como oferecer garantias à seguradora. Por isso, neste artigo da Premier Security Corretora de Seguros , saiba mais sobre o procedimento e como ele é realizado. 

O que é vistoria prévia veicular?

Em resumo, este procedimento permite analisar os fatores relacionados ao veículo que será segurado após a contratação do seguro. Dentre os pontos mais importantes estão:

  • As condições reais do carro – já sofreu arranhões, colisões, pontos amassados, vidros quebrados, etc;
  • A documentos está em dia? Ou seja, possui numeração do chassi, etiquetas adesivas, e outras exigências ?;
  • O carro realmente existe ou há indícios de tentativa de golpe?

Assim, com base nessa avaliação prévia, a seguradora terá condições de analisar se o veículo está apto ou não para ser protegido com a apólice de seguro. 

Além disso, todas as informações coletadas na vistoria ajudar a seguradora a definir se ela aceita ou não assumir os riscos da cobertura.

Como a vistoria prévia do veículo é realizada?

A vistoria prévia do veículo é feita de forma completa. Logo, os peritos da seguradora analisam tanto os documentos quanto o estado de conservação do veículo.Em geral, os peritos verificam:

  • Pontos de corrosão no carro;
  • Pintura do carro (mostra indícios de restaurante após uma colisão);
  • Condições dos dispositivos de segurança;
  • Motor, eixos e câmbio;
  • Numeração dos vidros;
  • Numeração de chassi.

Faça o mesmo modo, os equipamentos e acessórios contidos no automóvel também são verificados pela equipe de vistoria. Outra etapa importante da vistoria é uma pesquisa de procedimento. 

Logo, nesta pesquisa, os peritos checam a existência de pendências com órgãos competentes.

Quando a vistoria é dispensada?

Apenas nos casos de veículos 0km, que as seguradoras consideram como carros estão livres de danos e avarias. Nos casos demais, a vistoria é sempre solicitada antes da contratação de seguro automático e na contratação ou redução da cobertura adicional.  

Esperamos que este post tenha tirado suas dúvidas! Para saber mais sobre seguro auto e cobertura roubo e furto , fale com a equipe da Premier Security!

Renata Branco

Envie seu comentário