seguro auto

Regras para pagamento de IPVA em 2021

Logo no início de 2021 os contribuições brasileiros precisam se planejar para o pagamento de diversos impostos. Dentre eles está o IPVA em 2021 , o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. 

O valor do imposto é variável, conforme alguns fatores como modelo do veículo e ano de fabricação. Assim, alguns proprietários de carros pagam menos, mas outros precisam realmente se planejar. 

Logo no início de 2021 os contribuições brasileiros precisam se planejar para o pagamento de diversos impostos. Dentre eles está o IPVA 2021 , o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. 

O valor do imposto é variável, conforme alguns fatores como modelo do veículo e ano de fabricação. Assim, alguns proprietários de carros pagam menos, mas outros precisam realmente se planejar. 

Afinal, também contam outras despesas como seguro automóvel , combustível e demais gastos não relacionados ao veículo.

Para ajudar os donos de automóveis, a Premier Security , corretora especializada em seguro auto roubo e furto , vai mostrar neste artigo quais são as regras para o pagamento do IPVA em 2021. 

O que é o IPVA?

Este imposto é a correção dos donos de carros e motoristas desde 1986. Assim, foi um imposto criado em substituição à Taxa Rodoviária única (TRU), que remete a todos os custos com transporte.

Então, após a criação do IPVA, os governos estaduais realizam o recolhimento do imposto. E só depois o valor arrecadado é dividido entre os Estados, municípios e o governo federal. 

Vale lembrar que esse imposto não somente é aplicado na melhoria das estradas como também em outros setores: educação, saúde e mobilidade, por exemplo.

Tipos de isenção

A boa notícia para os contribuintes é que são concedidos alguns tipos de referências. A primeira delas é a isenção automática, aplicada para os motoristas que usam o automóvel como recurso de profissão.

Portanto, nesta categoria estão incluídos motoristas de aplicativos, taxistas, mototaxistas, motoristas de vans e transporte escolar. Além de proprietários de guindastes, empilhadeiras, trens, máquinas agrícolas e maquinário de construção civil.

Os veículos mais antigos também são isentos do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. A concessão da isenção é automática. 

Mas o condutor deve ficar atento caso isso não aconteça, o que exige a solicitação da isenção por meio de uma ação declaratória tributária.

Isenção por motivo de doença 

Condutores com certos problemas de saúde também podem requerer o direito ao não pagamento do IPVA em 2021. Veja a lista de patologias que geram a isenção: 

  • Autismo;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Insuficiência renal;
  • Tendinite crônica;
  • Deficiência visual;
  • Deficiência física: monoparesia, tetraplegia, paraplegia, hemiplegia e demais variantes;
  • Paralisia e paralisia cerebral;
  • HIV positivo;
  • Poliomielite;
  • Amputação ou encurtamento de algum membro.

Se você se enquadra nos casos citados acima, acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e faça o preenchimento correto das informações solicitadas. Além disso, é essencial enviar alguns documentos pessoais e do seu veículo.

Gostou do artigo? Confira nosso blog e dicas para manter seu carro sempre seguro e protegido com o seguro roubo e furto!

 

Renata Branco

Envie seu comentário